Conheça os verdadeiros fatos sobre os Illuminati
Os Illuminati são uma das maiores fontes de fantasia, controvérsia, mitologia moderna, teorias conspirativas e debates na internet.
Esse grupo secreto poderosíssimo, que teria o simples e obscuro objetivo de controlar o mundo, aparece muitas vezes relacionado a guerras e conflitos políticos (entre eles, ataques terroristas como os do World Trade Center e o assassinato de JFK), personalidades religiosas (como o Papa Francisco) e à indústria do entretenimento (Beyoncé, Jay-Z, Lady Gaga e muitos outros). Mas o que é verdade sobre os Illuminati? Que dados concretos temos para lidar com o furacão de teorias incertas?
[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]
- A chamada Ordem dos Illuminati foi fundada em 1776 na Baviera (Alemanha).
- Seu fundador foi o jurista Adam Weishaupt.
- Era de fato uma sociedade secreta. Sua filosofia era iluminista e seu objetivo acabar com a influência da Igreja na política.
- Sua estrutura estava baseada nas ordens maçônicas.
- Utilizava, com fins estéticos, uma iconografia ligada ao mundo do oculto, como o pentagrama, o obelisco e o “olho que tudo vê”.
- Foi proibida em 1785 pelo príncipe Karl Theodor e dissolvida.
- Autores como Agustin Barruel, Nesta H. Webster e William Guy Carr afirmaram que a organização continuou operando de forma clandestina depois de sua dissolução e teve participação em eventos como a Revolução Francesa e a Revolução Bolchevique.
- Mais tarde, alguns historiadores insinuaram que os fundadores dos EUA faziam parte da Ordem dos Illuminati.
- De acordo com historiadores contemporâneos, como Mitch Horowitz, atualmente os Illuminati são um espaço vazio onde cidadãos depositam suas preocupações acerca do verdadeiro funcionamento dos poderes econômicos e políticos do mundo global.
Fonte: BBC
Imagem: tschitscherin/Shutterstock