Inicio

Conheça os verdadeiros fatos sobre os Illuminati

Por History Channel Brasil em 26 de Abril de 2016 às 00:08 HS
Conheça os verdadeiros fatos sobre os Illuminati-0

Os Illuminati são uma das maiores fontes de fantasia, controvérsia, mitologia moderna, teorias conspirativas e debates na internet.

Esse grupo secreto poderosíssimo, que teria o simples e obscuro objetivo de controlar o mundo, aparece muitas vezes relacionado a guerras e conflitos políticos (entre eles, ataques terroristas como os do World Trade Center e o assassinato de JFK), personalidades religiosas (como o Papa Francisco) e à indústria do entretenimento (Beyoncé, Jay-Z, Lady Gaga e muitos outros). Mas o que é verdade sobre os Illuminati? Que dados concretos temos para lidar com o furacão de teorias incertas?

[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]

 



- A chamada Ordem dos Illuminati foi fundada em 1776 na Baviera (Alemanha).

Seu fundador foi o jurista Adam Weishaupt.

Era de fato uma sociedade secreta. Sua filosofia era iluminista e seu objetivo acabar com a influência da Igreja na política.

Sua estrutura estava baseada nas ordens maçônicas.

Utilizava, com fins estéticos, uma iconografia ligada ao mundo do oculto, como o pentagrama, o obelisco e o “olho que tudo vê”.

Foi proibida em 1785 pelo príncipe Karl Theodor e dissolvida.

Autores como Agustin Barruel, Nesta H. Webster e William Guy Carr afirmaram que a organização continuou operando de forma clandestina depois de sua dissolução e teve participação em eventos como a Revolução Francesa e a Revolução Bolchevique.

Mais tarde, alguns historiadores insinuaram que os fundadores dos EUA faziam parte da Ordem dos Illuminati.

De acordo com historiadores contemporâneos, como Mitch Horowitz, atualmente os Illuminati são um espaço vazio onde cidadãos depositam suas preocupações acerca do verdadeiro funcionamento dos poderes econômicos e políticos do mundo global.

 

Conheça os verdadeiros fatos sobre os Illuminati - 1

 


Fonte: BBC
Imagem: tschitscherin/Shutterstock