Conheça pequenas ideias que renderam grandes negócios por acidente
O mundo dos negócios é cheio de situações inesperadas, formas incontestáveis de resolver problemas e maneiras geniais de aproveitar as casualidades e os acidentes.
Confira na lista alguns dos casos mais extraordinários:
[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]
A estratégia da azeitona: em 1987, a companhia aérea American Airlines se viu na necessidade de eliminar gastos para aumentar seus lucros, porém de modo menos perceptível. Assim, decidiu retirar as azeitonas das saladas servidas na primeira classe. Economizou nada menos que US$ 40 mil.
O protetor perfeito: em 1944, um assistente de laboratório da empresa 3M manchou seus sapatos com uma substância química experimental. Ele tentou lavar, mas não conseguiu. Depois de um tempo, notou que a região dos sapatos em que havia caído a substância se mantinha magicamente limpa. Os pesquisadores descobriram naquela substância o protetor ideal de telas, resultando na criação da marca Scotchgard.
Canudo: Harry Stevens era um visionário. Primeiro, levou a venda de cachorros-quentes às partidas de beisebol em Nova York; depois, ao notar que os espectadores tinham que tirar os olhos do jogo para tomar os refrigerantes que acompanhavam o lanche, mandou confeccionar esses cilindros plásticos que rapidamente se massificaram, virando um símbolo da cultura norte-americana.
A revolução das micro-ondas: o engenheiro Perry Spencer ficou curioso ao observar o derretimento do chocolate que ele carregava no bolso enquanto trabalhava em um tubo a vácuo chamado magnetron. Foi então que colocou um milho perto do tubo. O resultado: pipoca. Finalmente, ele fez um teste com ovo: explodiu. Nesse dia, foi inventado o forno de micro-ondas.
Pílula azul: a empresa farmacêutica Pfizer estava desenvolvendo um remédio para a angina de peito, a sildenafila. Os voluntários para o teste do medicamento não se curaram de seu mal-estar, mas tiveram que confessar um efeito colateral notável, que resultou no Viagra, uma pílula que, hoje, proporciona lucros multimilionários.
Flocos de milho: os irmãos Kellogg queriam criar um remédio para a constipação, que tivesse a forma de um bolo de cerais. No primeiro teste, o bolo acabou se dividindo em milhares de pequenos flocos torrados: esses foram os primeiros corn flakes da Kelloggs.
Fonte: EMotio
Imagem: schmetfad/Shutterstock.com