Da colônia a Brumadinho: a mineração no Brasil
Por Thiago Gomide do Tá na História.
Parceria HISTORY e Ta Na História
Uma das grandes mudanças do rumo do Brasil foi a descoberta de ouro nas Minas Gerais.
Até o fim do século XVII, nós éramos uma colônia rural, com poucos habitantes, sem grandes atrativos. A produção era fundamentalmente de açúcar.
Quando os bandeirantes paulistas descobrem ouro, um mundo se abre. Aqui no Brasil, na colônia, e em Portugal.
Vieram milhares de portugueses para explorar ouro.
Essa nova realidade abriu a porta para diversos acontecimentos, alguns não tão novos. Posso destacar logo de cara quatro:
Guerra dos Emboabas, que foi um confronto entre paulistas e outros diversos cidadãos disputando quem botaria as mãos no ouro da região de Minas Gerais.
Com grana no bolso, colonos já começavam a se perguntar se não dava para sermos independentes de Portugal. Isso geraria conflitos.
Vendo que pessoas estavam ganhando grana com o ouro, a Coroa Portuguesa resolve colocar ordem na casa: instaura um imposto sobre todos os metais preciosos explorados no Brasil. Nasce a famosa cobrança do quinto. Quinto dos Infernos.
Claro que também apareceram os contrabandistas de ouro, querendo fugir do imposto. Já ouviu falar do Santo do pau oco? Expressão antiga. Seguinte: abria um buraco no Santo, colocava ouro em pó ali e passava tranquilamente por qualquer fiscalização. Quem vai duvidar de uma imagem sacra?
O ouro é um dos metais preciosos desse Brasilzão. O diamante foi descoberto pouco tempo depois, em 1727. E por aí vai caminhando.
Vamos avançar um pouco na história porque já no século XX, nós iremos encontrar um outro momento importante para o desenvolvimento econômico do Brasil. E o minério de ferro tá envolvido.
Após aquisições, o empresário americano Percival Farquhar funda a Itabira Iron. O que é isso? É semente do que no futuro nós iremos conhecer como Vale do Rio Doce.
Quer saber como chegamos a Brumadinho? Aperta o Play!
Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.
Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.