Inicio

Cabo de faca em formato de gladiador romano é descoberto na Grã-Bretanha

Peça rara reforça o alcance da cultura dos guerreiros até os limites mais longínquos do Império Romano
Por History Channel Brasil em 19 de Novembro de 2024 às 16:02 HS
Cabo de faca em formato de gladiador romano é descoberto na Grã-Bretanha-0

Um cabo de faca romano raro, moldado na figura de um gladiador, foi encontrado no rio que atravessa a antiga cidade romana de Corbridge, próximo à Muralha de Adriano, em Northumberland, na Inglaterra. Feita de liga de cobre, a peça apresenta detalhes de um gladiador secutor — lutador conhecido por sua força e equipamentos pesados, como um grande escudo e capacete.

Celebridades

"É raro encontrar um item de memorabilia de gladiador na Grã-Bretanha, e achar uma peça tão bem preservada e interessante é particularmente impressionante", afirmou Frances McIntosh, curadora da Patrimônio Inglês para a Muralha de Adriano e o Nordeste da Inglaterra. A figura do gladiador no cabo é canhota, o que na época era visto como sinal de azar, sugerindo que possa se tratar de uma representação específica de um lutador real.

Gladiadores, apesar de muitas vezes serem escravizados e marginalizados socialmente, alcançavam status de celebridade em todo o Império Romano. "Gladiadores tinham apelo sexual, e há casos de mulheres romanas de alta posição social 'se apaixonarem' por esses lutadores, apesar da enorme diferença de status", explicou McIntosh. Objetos como este cabo, além de taças decoradas, lâmpadas e cerâmicas, refletem a influência cultural dos espetáculos de gladiadores.

No ano passado, pesquisadores identificaram a primeira evidência de que gladiadores lutaram na Grã-Bretanha durante o período em que a região foi ocupada pelo Império Romano. Os especialistas chegaram a essa conclusão ao analisar um vaso funerário de dois mil anos que retrata uma dessas lutas. Os pesquisadores acreditam que a peça pode ter sido encomendada por um treinador ou proprietário de gladiadores, ou por outra pessoa envolvida em tais competições.

O Império Romano ocupou uma parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. Conhecida como Britânia, a província foi conquistada durante o período do imperador Cláudio. Nos últimos anos, foram feitas outras descobertas em terras britânicas que remetem à época, como um mosaico com cenas da Ilíada, estátuas e um raro anfiteatro.

Fontes
Patrimônio Inglês (English Heritage)
Imagens
The Portable Antiquities Scheme, Philippa Walton (CC BY-SA 4.0), via Wikimedia Commons - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br