Descoberta base soviética abandonada, com mais de mil tanques, aviões e helicópteros
A fotógrafa russa Lana Sator conseguiu se infiltrar em um dos lugares mais secretos de seu país e capturar imagens nunca antes vistas. Ela localizou uma antiga base militar soviética na qual se encontram mais de mil tanques, aviões e helicópteros, todos abandonados e enferrujados.
Lana é especialista em uma atividade conhecida como urbex (exploração urbana), que consiste em explorar estruturas abandonadas, entre elas bases militares do tempo da URSS. Isso é algo arriscado na Rússia, já que não é permitido entrar nessas áreas sem a devida autorização.
Ver esta publicación en Instagram
Sator conseguiu capturar cenários militares com uma uma câmera digital e um drone. Entre as tomadas aéreas, podem ser vistos mais de mil tanques que foram abandonados no distante leste da Rússia após o fim da URSS.
Segundo o que a fotógrafa, o país estaria em condições de voltar a utilizar alguns dos equipamentos, como tanques, caso seja necessário.
Durante seu maior esplendor militar, a URSS recrutou entre quatro e cinco milhões de soldados, criando o maior exército ativo do mundo, de 1945 até 1991.
Segundo os números do Instituto Internacional de Investigação para a Paz, de Estocolmo, a URSS chegou a ter até 20 mil tanques, 1500 helicópteros, 30 mil veículos de combate blindados e 13 mil peças de artilharia.
Fonte: La Nación
Imagens: Shutterstock.com e Lana Sator/Instagram