Inicio

Descobertas "granadas" de pedra com mais de 500 anos na Muralha da China

Artefatos de grande poder explosivo eram um dos instrumentos de guerra preferidos pela dinastia Ming para se defender dos invasores
Por History Channel Brasil em 21 de Outubro de 2023 às 13:07 HS
Descobertas "granadas" de pedra com mais de 500 anos na Muralha da China-0

Arqueólogos descobriram na Grande Muralha da China cerca de 59 "granadas" de pedra que datam da dinastia Ming (1368-1644). Esses artefatos eram os preferidos do general Qi Jiguang, um estrategista militar proeminente da dinastia Ming conhecido por sua inovação em armamento e sistema militar da época. Segundo os pesquisadores, essa é o primeiro arsenal encontrado no segmento da muralha que atravessa a cidade de Pequim.

Grande poder explosivo

De acordo com o arqueólogo Ma Lüwei, os artefatos encontrados na seção de Badaling da Grande Muralha da China tinham um "grande poder explosivo" e eram usados para se defender de ataques inimigos. Valorizados pela facilidade de fabricação, esses projéteis eram lançados pelos soldados de cima da muralha. 

Bomba de fragmentação da Dinastia Ming
Bomba de fragmentação da Dinastia Ming (Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons)

As bombas foram descobertas em uma das torres de vigia da muralha que, segundo os arqueólogos, servia como depósito de armas. Além dos artefatos, as escavações revelaram estruturas ao longo da muralha. Entre elas, estão um muro com um design em forma de "cabeça de cavalo", que os soldados usavam para disparar flechas contra o inimigo, e um forte de pedra utilizado para abrigar canhões.

A Grande Muralha é uma antiga série de muros e fortificações, totalizando mais de 21 mil quilômetros de comprimento, localizada no norte da China. A estrutura foi originalmente concebida pelo imperador Qin Shi Huang no século III a.C. como forma de prevenir ataques de nômades bárbaros. Sua seção mais conhecida e bem preservada foi construída entre os séculos XIV e XVII d.C., durante a dinastia Ming. 

Fontes
Interesting Engineering e Global Times
Imagens
iStock