Destroços de submarino dos EUA naufragado na 2ª Guerra são encontrados nas Filipinas
A Marinha dos Estados Unidos confirmou a descoberta dos destroços de um submarino americano naufragado na Segunda Guerra Mundial. O USS Harder foi atingido durante uma batalha no Oceano Pacífico em 24 de agosto de 1944. Os 79 tripulantes que estavam na embarcação morreram.
Casco intacto
Os destroços do USS Harder foram encontrados a 914 metros de profundidade na costa da ilha de Luzon, no norte das Filipinas. O submarino em posição vertical e com o casco praticamente intacto, exceto pelos danos atrás da torre de comando causados pelo ataque desferido por forças do Japão há quase 80 anos.
De acordo com o Comando de História e Patrimônio da Marinha dos EUA (NHHC), em uma de suas últimas patrulhas de guerra, o USS Harder afundou três destróieres do Japão e danificou seriamente outros dois em um período de quatro dias. Pouco depois, em uma batalha com o navio de escolta japonês CD-22, o Harder disparou três torpedos que erraram o alvo. O submarino acabou naufragando após ter sido atingido por um ataque de cargas de profundidade do navio inimigo.
"O Harder foi perdido no curso da vitória. Não devemos esquecer que a vitória tem um preço, assim como a liberdade", disse Samuel J. Cox, diretor do NHHC e contra-almirante aposentado da Marinha dos EUA. O NHHC afirmou que o naufrágio é "o local de descanso final dos marinheiros que deram suas vidas na defesa da nação e deve ser respeitado por todas as partes como uma sepultura de guerra".