Inicio

Dia do Nordestino celebra importância dos migrantes da região para São Paulo

Por History Channel Brasil em 08 de Outubro de 2019 às 12:07 HS
Dia do Nordestino celebra importância dos migrantes da região para São Paulo-0

São Paulo é o principal destino dos migrantes originários do Nordeste do Brasil. Segundo dados do IBGE, em 2015 havia no Estado 5,6 milhões de pessoas vindas daquela região (o que equivale a 12,66%  da população). Como forma de reconhecimento, desde 2009, no dia 8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino, criado para homenagear as raízes e as tradições culturais desse povo. A data foi escolhida por marcar o nascimento do poeta popular, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré. 

Os nordestinos que deixaram seus estados de origem atrás de melhores oportunidades e condições de vida mudaram para sempre a cara do Brasil. Além de sua imensa contribuição no mercado de trabalho, os migrantes trouxeram com eles sua cultura. O legado do Nordeste em áreas como a música, literatura, dança e culinária é incalculável. 

Para lembrar o Dia do Nordestino, o Museu da Imigração, em São Paulo, recebe no dia 13 de outubro o espetáculo "Ô Saudade…". Idealizado e apresentado pela Rumos Cia. Experimental de Dança, o balé aborda a migração nordestina para as grandes cidades e as suas consequências emocionais. Além de celebrar a cultura nordestina, o espetáculo reflete sobre as dificuldades que os migrantes têm ao deixar sua terra.

13/10, às 15h | Vagas limitadas e gratuitas: [email protected]

 


O MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Sediado no edifício da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás - patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo - o Museu da Imigração tem o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. A localização da instituição - entre a Mooca e o Brás - privilegia o debate que envolve questões relativas à memória da cidade. No entorno, a herança da grande imigração - que ocorreu no fim do século 19 e início do 20 - convive com os fluxos contemporâneos e com os traços de outras regiões do País.

http://museudaimigracao.org.br
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - São Paulo-SP 
(11) 2692-1866 - [email protected]
-
Terça a sábado | das 9h às 17h
Domingo | das 10h às 17h


Imagem: Rumos Cia. Experimental de Dança/Divulgação