Inicio

Dom Pedro I e Baronesa de Sorocaba: a traição que quase acabou em morte

Atentado teria sido provocado por relacionamento extraconjugal do Imperador do Brasil
Por Thiago Gomide, do Tá Na História em 07 de Junho de 2021 às 10:24 HS
Dom Pedro I e Baronesa de Sorocaba: a traição que quase acabou em morte-0

Dom Pedro I e Baronesa de Sorocaba: a traição que quase acabou em morte - 1

No porta-retrato oficial, Dom Pedro I era casado com Imperatriz Leopoldina. Por trás dos panos, se relacionava com um monte de mulheres, entre elas as irmãs Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, e Maria Benedita de Castro, a Baronesa de Sorocaba, que era casada com um alto funcionário de Dom Pedro I. 

Desde a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, o Outeiro da Glória ganhou cada vez mais respeito. Dom João VI adorava o clima do lugar. Dom Pedro I, seu filho, cresceu indo à esse espaço sagrado. Se na infância a reza era o motivo que ligava o proclamador da nossa independência ao Outeiro, na juventude o papo mudou bastante. 

A Baronesa de Sorocaba morava em uma casa na Vila Aymorés, que fica bem perto do Outeiro da Glória. Através de um caminho secreto, Dom Pedro I acessava a casa de uma de suas mais famosas amantes. Você acha que isso terminaria bem? Não, não. Um atentado aconteceu.

Quer saber os detalhes e quem foi apontada como mandante? Aperte o play que o Tá na História te conta.



THIAGO GOMIDE é historiador e jornalista. Pós-graduado em História do Brasil e Mestre em História, Bens Culturais e Política pela FGV. Foi apresentador e editor do Canal Futura e diretor da MultiRio, ambos dedicados à educação. Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente assina a coluna "Coisas do Rio", no jornal O Dia, e é presidente da rádio Roquette-Pinto.

A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade. 


Imagens: Domínio Público, via Wikimedia Commons