Dom Pedro I se apaixonou por uma bailarina francesa e quase não casou com Leopoldina
Por Thiago Gomide do Tá na História.
Parceria HISTORY e Ta Na História
Alguns irão dizer que é exagerado. Outros irão afirmar que foi apenas um detalhe. Há ainda o grupo que acha tudo foi intriga da oposição.
Casamento era negócio. E a família de Dom Pedro I tinha ajustado um matrimônio com a família da austríaca Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, ou Dona Leopoldina.
Parafraseando o mineiro Carlos Drummond de Andrade, no meio do caminho tinha uma pedra. No caso em questão, não era uma pedra, bem longe disse. Era uma encantadora bailarina francesa chamada Noémi Thierry.
Dom Pedro I chegou a levar Noémi para ficar no Palácio de São Cristóvão, casa da família real.
Carlota Joaquina, mãe de rapaz, quando descobriu o que estava acontecendo e as consequências que poderiam chegar...
O que você acha que ela fez? Qual foi o destino de Noémi? Ele ficou grávida de Dom Pedro I? Aperte o play para saber essas e outras perguntas. Ah, e não deixe de se inscrever no canal. Sempre tem vídeos novos.
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.