Down na high society: neto de Giuseppe Martinelli roubou um diamante e fugiu pra Nova York
Por Thiago Gomide do Tá na História.
Parceria HISTORY e Ta Na História
Você conhece alguém que era rico e ficou pobre?
Vou repetir a pergunta: você conhece alguém que tinha tanta grana, a ponto de ter recebido herança do criador de um dos prédios mais impactantes de São Paulo, e morreu na pendura?
Foi o caso do filho do Giuseppe Martinelli, empresário italiano que ganhou fortuna com empresas ligadas a construção civil, mineração e, principalmente, navegação.
O rapaz gastou tudo que tinha e o que não tinha.
José Benito Martinelli torrou mais de 20 apartamentos em Botafogo, terrenos no Flamengo, em Copacabana...Estamos falando de zona nobre do Rio de Janeiro.
A família chegou a pedir a interdição dele. O homem vendia tudo barato. Parecia querer liquidar.
Zezito, filho de José Benito Martinelli, neto de Giuseppe, nasceu em berço de ouro, mas viu a mamadeira secar.
O pai gastou tudo. Da época de bonança, só o sobrenome e olhe lá.
E foi com o sobrenome importante que ele passeava na alta sociedade carioca. Era boa praça, bem recebido, conhecido nas boates da alta sociedade.
Outra pergunta: você conhece a história de alguém que já tentou dar um golpe?
Pois então aperte o play.
Zezito queria voltar ao passado
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.