Dragões azuis: estranhas criaturas que apareceram nos EUA também existem no Brasil
Estranhas criaturas marinhas têm sido avistadas no litoral dos Estados Unidos. Apesar de serem muito pequenos, esses seres são conhecidos como dragões azuis (Glaucus atlanticus). Ultimamente, eles apareceram nas praias da região da Ilha do Padre, no sul do Texas, Estados Unidos, mas recentemente também visitaram a costa brasileira.
Esses moluscos podem dar um verdadeiro show, pois ão capazes de deixar um rastro azul sobre as águas. Eles medem 3 cm de comprimento e são os predadores naturais das caravelas portuguesas – animal parecido com as águas vivas cuja queimadura é extremamente dolorosa. Ao ingeri-las, os dragões azuis acumulam suas células, o que torna sua queimadura ainda mais forte.
No caso de não encontrar alimento, os dragões azuis podem se tornar canibais. Esses animais normalmente habitam os mares das costas sul-africanas, europeias, australianas e de Moçambique, e preferem águas temperadas e tropicais. Mesmo assim, há um alerta nos Estados Unidos, já que um grande número desses moluscos foi visto em suas praias.
No início do ano, os dragões azuis também apareceram no litoral brasileiro, em praias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Na época, o professor Charrid Resgalla Junior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), explicou que os moluscos surgiram na região por conta da mudança dos ventos e das correntes marítimas. Devido ao risco de queimaduras, os especialistas alertam que não se deve tocar nesses animais.
Fontes: La Nación, G1 e GaúchaZH
Imagem: Shutterstuck.com