Inicio

Encontrada muralha construída para conter o gladiador rebelde Espártaco

Ele ficou conhecido por ter liderado em Roma uma das mais célebres revoltas de escravizados da história
Por History Channel Brasil em 03 de Julho de 2024 às 12:45 HS
Encontrada muralha construída para conter o gladiador rebelde Espártaco-0

Arqueólogos encontraram na Itália os restos de uma muralha romana construída para deter as forças de Espártaco, o famoso gladiador que liderou uma das mais célebres revoltas de escravizados da história. A descoberta aconteceu em uma área montanhosa no sul da Calábria, onde as forças rebeldes buscaram refúgio em 71 a.C., tentando escapar para a Sicília.

Parede de pedra

A antiga muralha romana atravessa uma seção da floresta Dossone della Melia na Calábria. As escavações revelaram os restos de uma parede de pedra e terraplenagem de aproximadamente 2,7 quilômetros de comprimento, ainda essencialmente intacta. Perto da muralha, foram encontrados vestígios de uma vala defensiva romana e de um possível sistema de parapeitos ou aterros.

Os arqueólogos usaram radar de penetração no solo e LiDAR para explorar a estrutura parcialmente enterrada. A muralha fazia parte de um conjunto de estruturas erguidas sob as ordens do general romano Marcus Licinius Crassus. O comandante foi enviado para capturar (ou matar) Espártaco e seu exército de escravos libertos e ex-gladiadores.

Nascido na Trácia, ao norte da Grécia, Espártaco ingressou no exército romano por conta própria anos antes da famosa revolta de pessoas escravizadas. Expulso do exército por razões desconhecidas, foi escravizado e enviado para Capua, em Campânia, onde foi treinado como gladiador. Em 73 a.C., Espártaco liderou cerca de 70 gladiadores em uma fuga, dando início a uma revolta que ficou conhecida como a Terceira Guerra Servil.

A rebelião de Espártaco reuniu aproximadamente 70 mil escravos, e suas vitórias iniciais contra as forças romanas causaram grande preocupação em Roma. Em resposta, o general Marcus Licinius Crassus foi chamado para suprimir a revolta. Após dois anos de batalhas intensas, Crassus finalmente encurralou Espártaco na região da Lucânia. Na batalha final, Espártaco foi morto, e os seis mil sobreviventes foram crucificados ao longo da Via Ápia.

Fontes
Ancient Origins
Imagens
istock