Inicio

Encontradas evidências mais antigas do uso de drogas alucinógenas na Europa

Estudo indica que civilizações antigas utilizavam as substâncias há mais de três mil anos
Por History Channel Brasil em 07 de Abril de 2023 às 11:45 HS
Encontradas evidências mais antigas do uso de drogas alucinógenas na Europa-0

Uma análise de fios de cabelo humano encontrados em uma caverna em Menorca, na Espanha, indica que antigas civilizações da Idade do Bronze usavam drogas alucinógenas derivadas de plantas. Trata-se da mais antiga evidência direta do uso dessas substâncias na Europa, que podem ter sido utilizadas como parte de cerimônias ritualísticas. A descoberta é tema de um estudo publicado na revista Scientific Reports.

Plantas alucinógenas

Evidências anteriores do uso de drogas pré-históricas na Europa foram baseadas em indícios indiretos, como a detecção de alcaloides do ópio em recipientes da Idade do Bronze ou a descoberta de restos de plantas alucinógenas em contextos ritualísticos. No novo estudo, a equipe liderada por Elisa Guerra-Doce, pesquisadora da Universidade de Valladolid, examinou fios de cabelo encontrados na caverna Es Càrritx, em Menorca, que foi ocupada pela primeira vez há cerca de 3.600 anos.

Fios de cabelo usados no estudo
Fios de cabelo usados no estudo (Imagem: ASOME-Universitat Autònoma de Barcelona/Divulgação

Pesquisas anteriores sugerem que cerca de 210 indivíduos foram enterrados em uma câmara da caverna. No entanto, fios de cabelo de apenas alguns indivíduos foram tingidos de vermelho, colocados em recipientes de madeira e chifre decorados com círculos concêntricos e removidos para uma câmara selada separada na parte de trás da caverna. Os pesquisadores usaram Cromatografia Líquida de Ultra Alta Performance e Espectroscopia de Massa de Alta Resolução para testar a presença dos alcaloides atropina, escopolamina e efedrina nesses fios.

Os cientistas detectaram escopolamina, efedrina e atropina em três amostras de cabelo. A atropina e a escopolamina são encontradas naturalmente na família das plantas de beladona e podem induzir delírio, alucinações e percepção sensorial alterada. A efedrina é um estimulante derivado de certas espécies de arbustos e pinheiros, que pode aumentar a excitação, o estado de alerta e a atividade física.

Os autores do estudo sugerem que a presença desses alcaloides pode ter sido devido ao consumo de algumas plantas de beladona, como mandrágora (Mandragora autumnalis), meimendro (Hyoscyamus albus) ou macieira (Datura stramonium) e pinheiro comum (Ephedra fragilis). Segundo eles, essas plantas medicinais podem ter sido usadas como parte de cerimônias rituais realizadas por um xamã. Os círculos concêntricos desenhados nos recipientes de madeira podem representar olhos, servindo como uma metáfora para a visão interior relacionada a um estado alterado de consciência induzido por drogas.

Fontes
Scientific Reports, via EurekAlert
Imagens
iStock