Inicio

Engenheiros inventam biquíni que limpa o mar enquanto você nada

Por History Channel Brasil em 21 de Outubro de 2021 às 12:21 HS
Engenheiros inventam biquíni que limpa o mar enquanto você nada-0

Ajude a proteger nossas florestas e fontes de água. O HISTORY acredita que todos devemos manter nossas florestas vivas para que continuem sendo o melhor espetáculo para nossas futuras gerações, afinal de contas, nossa viagem só está no começo. Junte-se a nós e faça parte da equipe!

Uma dupla de engenheiros da Califórnia, desenvolveu um biquíni, ou melhor, um sutiã da roupa de banho, com a ideia de limpar o mar.

[VEJA TAMBÉM: Designer inventa máscara para que respiremos como peixes na água]

Mihri e Cengiz Ozkan, professores da Universidade da Califórnia Riverside, criaram um biquíni-conceito chamado Spongesuit (traje-esponja) que filtra óleo da água. (veja o material em ação no vídeo no final do texto). Foram necessários quatro anos para desenvolver o material esponjoso feito a partir de açúcar aquecido. Sua estrutura extremamente porosa repele a água e absorve óleos. Não se preocupe: o Spongesuit não vai encher-se com a poluição no seu primeiro mergulho, já que o material pode absorver 25 vezes o seu próprio peso em óleo. Além disso poderia ser reutilizado até 20 vezes, caso a novidade, feita em parceria com a empresa de designer Eray Carbajo, realmente saia da fase de conceito. 

Vamos lembrar, porém, que a maior parte das pessoas vai escolher um lugar limpo para nadar no verão. Além disso, para liberar a sujeira absorvida pelo Spongesuit é necessário aquecê-lo a 1000°C, algo que, convenhamos, não é possível na máquina de lavar roupas doméstica. Apesar dos pontos negativos, o invento ganhou o Reshape15, concurso de design para a tecnologia wearable, ou vestível. Críticos acreditam que o Spongesuit poderia ser mais útil fora do mundo da moda.Originalmente, ele não foi concebido como biquíni, mas como uma maneira de limpar vazamentos de petróleo em larga escala no oceano. Lonas gigantes do material esponjoso poderiam ser bem mais úteis em alto mar, não acham?

Fontes
Mental Floss
Imagens
Eray Carbajo