Inicio

Entenda a crise entre Rússia e Ucrânia que pode levar a uma guerra na Europa

Uma invasão russa seria capaz de resultar em um conflito com consequências imprevisíveis
Por History Channel Brasil em 11 de Fevereiro de 2022 às 22:31 HS
Entenda a crise entre Rússia e Ucrânia que pode levar a uma guerra na Europa-0

A Rússia posicionou cerca de 100 mil tropas na fronteira da Ucrânia, movimento que causa apreensão em todo o mundo. Uma invasão russa pode resultar em uma guerra na Europa com consequências imprevisíveis. Mas como a situação chegou a esse ponto? 

Tensão entre Rússia e Ucrânia

A Ucrânia fez parte do império russo durante séculos antes de se tornar uma república soviética. O país finalmente conquistou a independência após o fim da URSS, em 1991. A partir daí, os ucranianos estreitaram cada vez mais seus laços com o Ocidente.

Há muito tempo a Rússia resiste ao movimento da Ucrânia em direção às instituições europeias. A principal demanda de Vladimir Putin é que o Ocidente garanta que os ucranianos não se juntem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança defensiva de 30 países, originalmente criada em 1949 como um obstáculo à ameaça de expansão soviética na Europa. Nas últimas décadas, diversos países do Leste Europeu que faziam parte da área de influência da URSS se juntaram à instituição.

Tensão entre Rússia e Ucrânia

A atual crise é preocupante porque a Rússia já invadiu a Ucrânia há menos de dez anos. Quando a Ucrânia depôs seu presidente pró-Rússia no início de 2014, os russos anexaram o sul da península ucraniana da Crimeia. Depois disso, separatistas capturaram grandes áreas do leste do país, desencadeando um conflito que já custou mais de 14 mil vidas. Tanto a Ucrânia quanto o Ocidente acusaram a Rússia de enviar tropas e armas para apoiar os rebeldes, mas Moscou negou as acusações, afirmando que os russos que se juntaram aos separatistas o fizeram voluntariamente. 

Tensão entre Rússia e Ucrânia

Moscou também vem criticando fortemente os EUA e seus aliados da Otan por fornecerem armas à Ucrânia e realizarem exercícios conjuntos. Os russos dizem que isso encoraja os ucranianos a tentar recuperar as áreas controladas à força pelos rebeldes. A Otan e outros líderes ocidentais ameaçam a Rússia com sanções caso o país invada a Ucrânia.

Nas últimas semanas, a situação vem se agravando. O presidente Joe Biden, pediu aos cidadãos dos EUA que estão na Ucrânia para que saiam do país devido à ameaça de uma invasão russa. Japão, Coreia do Sul e Holanda também orientaram seus cidadãos a deixar o território ucraniano.

Fontes
BBC, The Independent, G1 e Al Jazeera
Imagens
iStock