Escudo de Giuseppe Garibaldi é encontrado em Roma após passar décadas desaparecido
Um escudo que pertenceu ao lendário revolucionário nacionalista italiano Giuseppe Garibaldi foi encontrado após ter ficado perdido durante duas décadas. A peça havia sido um presente da população da Sicília a ele, um dos heróis da unificação da Itália, no século XIX. O artefato foi encontrado pela polícia na casa de um arquiteto em Roma.
A peça, que tem 118cm de diâmetro e pesa 50kg, foi criada pelo escultor Antonio Ximenes. A escultura é considerada uma obra de arte singular. A cabeça de Garibaldi é retratada no artefato, juntamente com referências às principais batalhas que ele travou. Além disso, os nomes de seus mil soldados estão gravados no escudo.
O próprio Garibaldi havia doado o escudo para a cidade de Roma. A peça havia sido exposta em ao menos dois museus na capital italiana. Agora, a polícia investiga como ele foi parar na casa do arquiteto.
Além de lutar pela unificação italiana, Garibaldi também travou batalhas na América do Sul. No Brasil, ele se juntou ao gaúcho Bento Gonçalves na Revolução Farroupilha, em 1838. Durante a Tomada de Laguna, no litoral de Santa Catarina, ele conheceu a catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro, que mais tarde passou a se chamar Anita Garibaldi, com quem se casou. Ela se tornou sua companheira de lutas na América do Sul e na Itália.
Grazie ai #Carabinieri #TPC e della Stazione di Roma Gianicolense, recuperato lo "scudo di Garibaldi", dono del popolo siciliano in segno di riconoscenza, dopo lo sbarco di Marsala. Trafugato nei primi anni del 2000 dal Museo nazionale del Risorgimento.#PossiamoAiutarvi pic.twitter.com/Dvr9BnYX3s
— Arma dei Carabinieri (@_Carabinieri_) December 20, 2019
Fonte: The Guardian
Imagem: Arma dei Carabinieri/Reprodução