Esculturas de Aleijadinho são danificadas pelas chuvas em Minas Gerais
As chuvas que atingem Minas Gerais causaram muitos prejuízos para o patrimônio histórico brasileiro. Em Ouro Preto, casarões históricos foram soterrados após o desmoronamento de um morro. Em Congonhas, esculturas do mestre barroco Aleijadinho também foram danificadas.
Imagens de madeira esculpidas por Aleijadinho
As imagens fazem parte do acervo de uma das seis capelas do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As peças foram esculpidas em cedro por Aleijadinho no fim do século XVIII. As obras retratam Jesus e os apóstolos em volta de uma mesa, cena que representa a Última Ceia.
Imagens aéreas dão a dimensão dos estragos provocados pelo desabamento do Morro da Forca em Ouro Preto nesta quinta-feira (13). pic.twitter.com/6BRcmhJ8sL
— O Tempo (@otempo) January 13, 2022
As imagens foram afetadas pela água e umidade dos últimos dias.Segundo a Prefeitura de Congonhas, após a identificação de goteiras as esculturas foram cobertos com lona de forma “paliativa”. A administração da cidade aguarda instruções do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para saber como proceder.
A Unesco divulgou uma nota lamentando a destruição dos casarões em Ouro Preto e os danos causados pelas chuvas às imagens de Aleijadinho. No comunicado, Marlova Noleto, diretora e representante da entidade no Brasil, destaca a necessidade de ações preventivas e coletivas para a proteção do “nosso patrimônio cultural comum, que tem valor excepcional para todo o mundo”