Espada de cavaleiro das Cruzadas é encontrada no fundo do mar em Israel
Um mergulhador teve uma grande surpresa ao explorar as águas da costa do Monte Carmelo, em Israel. Shlomi Katzin se deparou com uma série de artefatos arqueológicos da época das Cruzadas no fundo do Mar Mediterrâneo. Entre eles, estava uma impressionante espada de um metro de comprimento de aproximadamente 900 anos.
Espada de cavaleiro cruzado
Temendo que não encontrasse novamente a espada, Katzin trouxe o artefato para a superfície e entrou em contato com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). Apesar de estar coberta de conchas, a arma está em bom estado de conservação. Além da lâmina, o mergulhador localizou também âncoras de metal e fragmentos de cerâmica.
“A espada, que está preservada em perfeitas condições, é um achado lindo e raro e, evidentemente, pertencia a um cavaleiro cruzado”, disse Nir Distelfeld, da IAA. “Ela foi encontrada incrustada com organismos marinhos, mas aparentemente é feita de ferro. É emocionante encontrar um objeto tão pessoal, que transporta você 900 anos de volta no tempo para uma era diferente, com cavaleiros, armaduras e espadas”, completou.
As Cruzadas foram expedições militares que aconteceram na Idade Média, quando cavaleiros cristãos partiram da Europa em direção ao Oriente Médio. O objetivo deles era tirar a Terra Santa do controle muçulmano. A região onde a espada foi encontrada testemunhou importantes momentos de batalhas que aconteceram no litoral da Terra Santa.