Espadas do Império Romano são encontradas por caçador de tesouro amador na Inglaterra
Duas raras espadas da época do Império Romano foram encontradas com o uso de um detector de metais na Inglaterra. As peças foram descobertas por um homem chamado Glenn Manning durante uma competição entre caçadores de tesouros amadores no distrito de Cotswold. Acredita-se que as armas, localizadas junto com restos de suas bainhas e acessórios de madeira tenham cerca de dois mil anos.
Armas de cavalaria
Segundo o professor Simon James, da Universidade de Leicester, as peças são espadas romanas imperiais médias, comumente chamadas de spatha. Esse tipo de arma foi usada no Império Romano entre os séculos I e III d.C. Seu comprimento considerável sugere que são armas de cavalaria. Não era ilegal para os civis possuir tais armas e transportá-las em viagens porque as províncias romanas sofriam com a presença de bandidos.
“Este é realmente um achado arqueológico notável e mal posso esperar para que os visitantes o vejam em exibição nos próximos anos”, disse Paul Hodgkinson, membro do gabinete do Conselho Distrital de Cotswold para lazer, cultura e saúde. Em breve, as espadas devem passar por análises de raios-X para revelar seus detalhes. Uma avaliação arqueológica no local de escavação no norte de Cotswold também poderá ajudar a contextualizar as espadas.
O Império Romano ocupou uma parte da Grã-Bretanha entre 43 d.C. e 410 d.C. Conhecida como Britânia, a província foi conquistada durante o período do imperador Cláudio. Os invasores romanos fundaram Londres, ou Londinium, por volta de 47 d.C.