Espadas vikings são encontradas enterradas misteriosamente em pé

Arqueólogos encontraram duas raras espadas vikings durante escavações em um cemitério nos arredores de Köping, na Suécia. Os artefatos têm cerca de 1200 anos e foram enterrados de pé, o que surpreendeu os pesquisadores. Acredita-se que as armas tenham sido posicionadas dessa maneira devido a algum ritual funerário.
Deus Odin
"Por que as espadas estão em pé é difícil de determinar, mas elas foram colocadas muito rasas no chão. Talvez os visitantes pudessem tocá-las como uma forma de homenagear e lembrar os parentes", disse Anton Seiler, arqueólogo dos Museus Estatais de História da Noruega. Os pesquisadores também especulam que a posição das armas poderia servir como uma conexão com o deus guerreiro nórdico Odin e seu reino Valhalla, onde guerreiros mortos supostamente residiam sob a sua liderança.

Ambas as espadas têm cerca de 90 cm de comprimento e estão quebradas. Essas armas da Era Viking eram objetos caros, então era um grande investimento enterrá-las em túmulos, pois as tornava indisponíveis para uso futuro, disseram os arqueólogos. Os dois túmulos onde elas foram encontradas têm cerca de 5 m de diâmetro cada e datam dos séculos IX ou X d.C.
Além das espadas, os dois túmulos continham ossos humanos e de animais cremados, bem como peças de jogo feitas de osso de baleia, joias de prata, vasos de cerâmica, pregos e rebites de ferro. Os arqueólogos planejam em breve analisar os restos humanos encontrados, o que os ajudará a determinar o sexo de cada pessoa, a idade da morte e quantas pessoas foram enterradas em cada túmulo.