Espetacular mosaico romano que retrata a Guerra de Troia é encontrado na Síria
Pesquisadores encontraram na Síria um espetacular mural do Império Romano que descreve a Guerra de Troia. A descoberta foi feita durante escavações nas ruínas de uma edificação do século IV na cidade de Al-Rastan. A obra de arte, que tem cerca de 1600 anos, está praticamente intacta.
Mitologia romana
Segundo os arqueólogos, o grande mural mede 120m². Além de cenas da Guerra de Troia, ele é decorado com figuras da mitologia romana (como o deus Netuno e o herói Hércules) e imagens de guerreiras amazonas. Trata-se da mais importante descoberta arqueológica na Síria desde o início da guerra civil travada no país, iniciada há 11 anos.
#Nabu is pleased that it has participated with the DGAMs in #Syria in the endeavour to uncover a fantastic mosaic piece attributed to the Roman era in al-Rastan, Homs Governorate.
— Nabu Museum (@nabumuseum) October 12, 2022
The Directorate announced the news this morning
We will publish some literature on this unique piece pic.twitter.com/dgXlAL95D2
Parte do mosaico foi originalmente encontrado sob uma casa há vários anos, durante a guerra, quando grupos de oposição tentaram cavar túneis sob os prédios locais. Ao contrário de outros tesouros arqueológicos do Império Romano que foram destruídos durante o conflito, como os monumentos da cidade de Palmira, o mosaico foi preservado.
O terreno onde a descoberta foi feita foi comprado por empresários sírios e libaneses e doado para o estado Sírio. Novas escavações serão feitas no local para tentar encontrar outros tesouros arqueológicos. Até agora os pesquisadores não descobriram se a edificação abrigava uma casa de banhos ou tinha outro propósito.