Inicio

Esqueleto de três mil anos é descoberto durante obra de trânsito em Florianópolis

Por History Channel Brasil em 31 de Agosto de 2018 às 10:38 HS
Esqueleto de três mil anos é descoberto durante obra de trânsito em Florianópolis-0

Um esqueleto humano da era pré-histórica brasileira foi encontrado durante escavações para uma obra de trânsito em Florianópolis, Santa Catarina. Estima-se que a ossada possa ter cerca de três mil anos. Outros artefatos arqueológicos também foram descobertos no local.

Vídeo relacionado:

A descoberta foi feita nas imediações das obras de construção de um elevado no bairro Rio Tavares. Segundo arqueólogos, no passado o local abrigou um sambaqui (depósitos de cascas de ostras, conchas e restos de artefatos deixados pelos índios brasileiros). Alguns grupos indígenas utilizavam esses locais como santuários, enterrando neles os seus mortos.

De acordo com o arqueólogo Osvaldo Paulino da Silva, o esqueleto (que está completo) é de um homem adulto. Desde 2015, já foram encontrados nesse sítio arqueológico objetos como lâminas de machado, além de ossos de peixes e mamíferos. Resquícios de ossos humanos também já haviam sido descobertos no local. 

O pesquisador conta que muito antes da descoberta do Brasil aquela área da Ilha de Santa Catarina era muito habitada por índios. Segundo ele, esses povos se deslocaram de lá há cerca de 1,5 mil anos. Agora, o esqueleto será estudado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


 Fontes: G1 e Diário Catarinense

Imagem: Prefeitura Municipal de Florianópolis/Reprodução