Inicio

Esqueleto de "vampira" com foice no pescoço é encontrado na Polônia

Enterrada no século XVII, ela também teve o dedão do pé preso por um cadeado
Por History Channel Brasil em 05 de Setembro de 2022 às 15:24 HS
Esqueleto de "vampira" com foice no pescoço é encontrado na Polônia-0

Enquanto faziam escavações em um cemitério do século XVII na Polônia, arqueólogos fizeram uma descoberta macabra. No local, os pesquisadores encontraram um esqueleto de uma mulher que foi enterrada com uma foice em volta do pescoço e um cadeado prendendo seu dedão do pé. De acordo com os especialistas, esses elementos indicam que trata-se de um "sepultamento de vampiro". 

Enterro de vampiros

Dariusz Poliński, professor de arqueologia da Universidade Nicolau Copérnico, disse que esse tipo de sepultamento era inusitado para a época. Segundo ele, a foice foi colocada em volta do pescoço da mulher para impedir que ela retornasse dos mortos. Caso a "vampira" tentasse se levantar, ela teria a cabeça cortada.

Poliński disse ainda que o fato de o dedão do pé esquerdo da mulher estar preso com cadeado provavelmente simbolizava "o encerramento de uma fase e a impossibilidade de voltar". Apesar dessa prática ser classificada como incomum, não é a primeira vez que esqueletos são encontrados com foices no pescoço na Polônia. Em 2015, diversos deles foram localizados em um cemitério de 400 anos na cidade de Drewsko.

Outros esqueletos de "vampiros" enterrados com características distintas foram encontrados na Europa nos últimos anos. Em 2018, um deles, de um guerreiro do século III a.C., foi identificado na Inglaterra (indícios sugerem que ele foi alvo de golpes de espada mesmo depois de morto). Outro, de uma criança enterrada com uma pedra na boca, foi localizado na Itália.

Fontes
Unilad e Daily Mail
Imagens
iStock