Esqueletos enterrados na Transilvânia com urnas misteriosas intrigam pesquisadores
Pesquisadores ficaram intrigados ao encontrar esqueletos enterrados há cerca de seis mil anos na Transilvânia, região da Romênia. Os corpos foram enterrados junto com urnas misteriosas, posicionadas perto de suas cabeças ou pés. Acredita-se que os recipientes continham algum tipo de oferenda.
Urnas poderiam conter oferendas
Os esqueletos foram encontrados em Cluj-Napoca, capital da Transilvânia, durante uma escavação que antecedeu as obras de um projeto de construção civil. Agora, os arqueólogos querem saber o que exatamente havia nas urnas. Os pesquisadores especulam que elas poderiam conter comidas ou bebidas, para que os mortos pudessem se alimentar no além-túmulo.
Segundo os arqueólogos, as sepulturas encontradas pertencem a dois períodos distintos. Os restos mortais mais antigos correspondem ao Neolítico (ou nova Idade da Pedra) e têm cerca de seis mil anos. Os mais recentes contêm esqueletos de habitantes de um assentamento celta que havia no local há aproximadamente 2.200 anos.
"A história deles deve ser contada e revelada por meio dessas escavações", disse Paul Pupeză, arqueólogo do Museu Nacional de História da Transilvânia. "Ao aprender mais sobre eles, saberemos mais sobre nós mesmos", afirmou o pesquisador. "Somos os primeiros a colocar as mãos nesses fragmentos, depois de milhares de anos", completou.
VER MAIS
- Esqueletos de "Romeu e Julieta" da China são encontrados em abraço de 1500 anos
- Garrafa com líquido misterioso é encontrada entre as pernas de esqueleto na Inglaterra
- Esqueletos de crianças com moedas na boca são encontrados em cemitério do século XVI
Fonte: Live Science
Imagem: Museu Nacional de História da Transilvânia/Reprodução, via Gherla Info