Estátua milenar de Buda gigante sem cabeça é encontrada entre prédios na China
Uma gigantesca estátua de Buda foi encontrada abaixo de um complexo de apartamentos residenciais em Chongqing, no sudoeste da China. A escultura foi descoberta durante os trabalhos de manutenção de uma das fachadas dos edifícios, para a surpresa dos vizinhos. A figura, que estava encoberta pela vegetação, fica exatamente entre dois dos prédios.
Segundo os especialistas, a estátua tem cerca de mil anos e estava servindo de suporte estrutural para o bloco de apartamentos. Ela tem cerca de 9 metros de altura, não possui cabeça. Enquanto isso, as mãos do Buda estão posicionas no abdômen, em repouso. A peça milenar também está com o pé esquerdo bastante danificado.
A huge #buddha statue without a head has been found in a residential complex in #Chongqing, southwest #China. The local authority of cultural relics has launched the investigation. pic.twitter.com/WUCNpIoM0Y
— SHINE (@shanghaidaily) December 9, 2020
Mesmo que os residentes mais jovens não soubessem de sua existência até o momento da descoberta, alguns dos moradores mais velhos se lembravam da estátua. Um deles, um homem de 60 anos, afirmou que em sua juventude o Buda ainda tinha cabeça. Outro disse que no local havia um templo budista que foi demolido durante a construção dos prédios, na década de 1980.
Ambos os moradores têm boa memória. De acordo com especialistas, a cabeça do Buda foi destruída na década de 1950. Além disso, um templo chamado Leizu realmente funcionou no local entre 1910 a 1940 e foi desativado em 1987. Os dois edifícios residenciais foram construídos no local do templo em 1990. A escultura foi reconhecida como patrimônio cultural na década de 1990, mas isso não serviu para evitar que ela fosse abandonada.
Fontes: La Nación e South China Morning Post
Imagem: Shanghai Daily/Reprodução