Inicio

Estátuas sagradas sofrem danos irreparáveis devido a incêndio na Ilha de Páscoa

O prejuízo ainda está sendo calculado, mas algumas delas ficaram carbonizadas
Por History Channel Brasil em 07 de Outubro de 2022 às 19:05 HS
Estátuas sagradas sofrem danos irreparáveis devido a incêndio na Ilha de Páscoa-0

Um incêndio florestal causou danos irreparáveis a algumas das emblemáticas estátuas sagradas da Ilha de Páscoa. O fogo começou segunda-feira (3/10) e atingiu mais de 100 hectares do parque nacional Rapa Nui, danificando um número ainda desconhecido de esculturas de pedra conhecidas como "moais". Caracterizadas por suas grandes cabeças, elas foram esculpidas por uma tribo polinésia há mais de 500 anos. 

Estátuas carbonizadas

A área ao redor do vulcão Rano Raraku, patrimônio mundial da Unesco, foi a mais afetada pelo incêndio. Estima-se que existam várias centenas de moais nessa área, além da pedreira de onde foram extraídas as pedras usadas para esculpir as estátuas. De acordo com as autoridades, várias delas ficaram carbonizadas. 

Ariki Tepano, que administra o Parque Natural Rapa Nui, disse que "as consequências vão além do que os olhos podem ver". Isso porque a exposição a altas temperaturas pode causar grandes fraturas que afetam a integridade dos moais. O tamanho real do estrago ainda está sendo calculado.

Pedro Edmunds Paoa, prefeito da Ilha de Páscoa, disse acreditar que o incêndio “não foi um acidente”. Em entrevista a uma rádio local, ele afirmou que “todos os incêndios em Rapa Nui são causados por seres humanos”. O local reabriu para turistas no início de agosto, após ter ficado fechado durante dois anos devido à pandemia de COVID-19.

Fontes
The Guardian, CNN e IFLScience
Imagens
iStock