Estrada submersa de 7 mil anos é encontrada no Mar Mediterrâneo
Pesquisadores encontraram as ruínas de uma estrada da Idade da Pedra submersa no Mar Mediterrâneo. A descoberta foi feita no sítio arqueológico de Soline, localizado na costa da ilha de Korčula, na Croácia. Estima-se que os restos tenham cerca de sete mil anos.
Cultura neolítica de Hvar
De acordo com os pesquisadores, a antiga passagem ligava a ilha a um assentamento que ficava em uma massa de terra artificial. O local submergiu e agora está situado a cerca de cinco metros abaixo do Mar Adriático, no Mediterrâneo. Os arqueólogos identificaram os restos da estrada ao examinar imagens de satélite das águas ao redor de Korčula. Depois, eles confirmaram a descoberta ao fazer mergulhos exploratórios na região.
Sob camadas de lama no fundo do mar, os arqueólogos encontraram os restos de uma estrada com cerca de metros de largura feita de lajes de pedra. Além disso, os pesquisadores identificaram as paredes de um antigo assentamento. Acredita-se que o local tenha sido construído pela cultura neolítica de Hvar, que ocupava o leste do Adriático.
Os pesquisadores também anunciaram a descoberta de um outro assentamento similar durante inspeções na Baía de Gradina, no lado oposto de Korčula. Lá, os arqueólogos encontraram artefatos como lâminas e machados. Além disso, evidências de sacrifícios foram identificadas no local.