Estranha campanha educativa do século XIX mostra "os cinco estágios da bebedeira"
Campanhas de alerta sobre os perigos do consumo excessivo de álcool não são novidade. Na década de 1860, o fotógrafo Charles Percy Pickering produziu na Austrália uma série de imagens educacionais mostrando "os cinco estágios da bebedeira". Aos olhos de hoje, as fotografias parecem estranhas e engraçadas, mas elas foram criadas com um propósito sério.
Grupos de temperança
Embora não se saiba exatamente em que circunstâncias foram produzidas as fotos, acredita-se que elas tenham sido feitas a pedido de um grupo de temperança. Esse movimento, que começou no início do século XIX, combatia o consumo de álcool e promovia a abstemia completa. Seus membros faziam uso de influência política para pressionar o governo a aprovar leis para regular a disponibilidade de álcool, ou mesmo a sua completa proibição.
Tudo indica que as fotos foram encenadas em estúdio e que o modelo atuou como se estivesse embriagado. As fotos possivelmente foram encomendadas por um grupo de temperança da região australiana de Nova Gales do Sul. O consumo descontrolado de álcool começou a causar preocupação no decorrer do século XIX, à medida que os destilados se tornaram mais populares e os males da sociedade eram cada vez mais atribuídos à bebida.
Segundo a Biblioteca Estadual de Nova Gales do Sul, as imagens são exemplos de fotografias impressas em albumina. Inventada por Louis Désiré Blanquart-Evrard em 1850, esta técnica fazia uso de albumina (clara de ovo) para fixar os produtos químicos fotossensíveis ao papel onde poderiam ser expostos e revelados. A maioria das fotos era impressa assim até a década de 1920.