Estrutura em forma de "L" encontrada perto das pirâmides intriga arqueólogos
Arqueólogos ficaram surpresos ao encontrar uma misteriosa anomalia subterrânea em um cemitério adjacente às pirâmides de Gizé, no Egito. Os pesquisadores acreditam que pode se tratar de uma estrutura em forma de "L" cuja função permanece desconhecida. A descoberta foi feita usando técnicas de sensoriamento remoto (radares de penetração do solo).
Descoberta surpreendente
Em um estudo publicado no periódico Archaeological Prospection, os pesquisadores detalham que a anomalia foi identificada no Cemitério Ocidental de Gizé. No Antigo Egito, membros da família real e autoridades de alto escalão eram enterrados em tumbas no local. Os arqueólogos ficaram surpresos porque a descoberta foi feita em uma área aparentemente vazia da necrópole.
A suposta estrutura está localizada a dois metros abaixo da superfície, mede 10m de comprimento e "parece ter sido preenchida com areia", segundo os arqueólogos. "Pode ser parte de objetos artificiais, pois a forma em L não é capaz de ser criada em estruturas geológicas naturais", disse Motoyuki Sato, da Universidade de Tohoku, no Japão, membro da equipe de pesquisa conjunta japonesa-egípcia que fez a descoberta, em entrevista ao The Art Newspaper.
"Concluímos a partir desses resultados que a estrutura causadora das anomalias poderia ser paredes verticais de calcário ou poços levando a uma estrutura de túmulo," escreveram os pesquisadores no estudo. "No entanto, um levantamento mais detalhado seria necessário para confirmar essa possibilidade", completaram.