Estrutura misteriosa na Indonésia é a pirâmide mais antiga do mundo, diz estudo
Gunung Padang (ou "Montanha de Luz") é uma estrutura megalítica localizada no oeste da Indonésia que tem intrigado pesquisadores há anos. Situada no topo de um vulcão extinto, essa edificação é considerada sagrada pela população local. Agora, um novo estudo publicado no periódico Archaeological Prospection aponta que ela pode ser a pirâmide mais antiga do mundo.
O mistério de Gunung Padang
Por muito tempo, Gunung Padang gerou debates entre a comunidade a científica. Alguns sugerem que o local seria uma formação natural cujo topo teria sido usado por humanos para erguer estruturas, enquanto outros argumentam que a "montanha" foi totalmente ou em grande parte feita por mãos humanas. O novo estudo, liderado por Danny Hilman Natawidjaja, do Instituto de Ciências da Indonésia, analisou a estrutura usando técnicas como tomografia sísmica, radar de penetração no solo e datação por carbono para tentar solucionar o mistério.
Discovery at Gunung Padang, Indonesia, shakes up our history timeline! Archaeologists unearth a 25,000-year-old pyramid, older than Egypt's by millennia. Time to rethink: were ancient humans far more advanced than we thought?https://t.co/vzkIOLwCbY#AncientCivilization…
— Jarod Rosenthal (@jarod_rosenthal) November 14, 2023
Ao analisar os dados, os autores do estudo afirmam que encontraram evidências claras de que Gunung Padang foi feita principalmente pela ação humana. Eles também acharam indícios de que a estrutura foi construída em etapas, com milhares de anos de intervalo, e que ela pode abrigar câmaras em seu interior. Além disso, os cientistas descobriram que suas partes mais antigas foram erguidas entre 25 mil e 14 mil anos atrás, tornando-a a pirâmide mais antiga do mundo.
A descoberta pode mudar o que se sabe a respeito dos primórdios das civilizações humanas. Isso porque a estrutura teria sido construída antes do surgimento daquela que é considerada a primeira civilização humana e que habitou a Mesopotâmia. A sociedade que ergueu Gunung Padang também teria se estabelecido milhares anos antes da revolução agrícola, sendo mais antiga que o povo que construiu Gobekli Tepe, na Turquia, considerado o templo mais antigo do mundo, que tem entre 11 mil e 12 mil anos de idade.