Estudante de Harvard consegue decifrar o misterioso código dos incas
Manny Medrano é um estudante de Harvard que tinha apenas 19 anos quando descobriu a chave para decifrar o enigmático código inca dos quipos: “Essa é a primeira vez em que se ‘lê’ informações sobre o sistema de nós quipo”, contou o jovem, atualmente com 21 anos.
Vídeo relacionado:
Atualmente, o mundo moderno conserva quase mil quipos esperando para serem lidos. Até o momento, sabia-se apenas que eles serviam para realizar cálculos, registrar dados de recenseamento e contar histórias sobre a realeza inca ou transmitir músicas.
“Isso dá aos incas sua própria voz”, afirmou Gary Urton, chefe do Departamento de Antropologia e professor de Estudos Pré-colombianos, responsável pela pesquisa do jovem Manny. “Eu nunca fui capaz de compreender o significado secreto desses sistemas”, ele concluiu.
Por sua vez, Manny explicou: “Pensamos que a linguagem é falada ou escrita, mas o quipo vai além desse limite e faz da linguagem algo que pode ser visto, tocado e manipulado com as mãos”. Enquanto isso, espera-se a qualquer momento a decodificação dos primeiros quipos.
Fonte: Infobae
Imagem: Claus Ableiter/Wikimedia Commons