Estudo com vermes pode resultar na fonte da juventude
Cientistas encontraram uma forma de anular o processo de envelhecimento nos vermes, o que pode ser a chave para reverter a velhice humana e combater doenças relacionadas a ela.
Por meio de testes realizados com a espécie de nematódeo Caenorhabdtis elegans, um verme da família Rhabtidae, de 1 mm de comprimento, os cientistas norte-americanos conseguiram isolar um interruptor genético que “apaga” os mecanismos celulares de proteção, fazendo com que a velhice comece abruptamente, após alcançada a maturidade sexual. A descoberta é de grande importância, já que os seres humanos contam com esse mesmo interruptor genético.
[O HISTORY AGORA ESTÁ NO SPOTIFY: CLIQUE AQUI E SIGA-NOS]
“Nossas descobertas sugerem que deve haver uma forma de reverter esse interruptor e proteger nossas células do envelhecimento por meio do aumento de sua capacidade de resistir ao estresse”, afirmou o professor de Biociências Moleculares, Richard Morimoto. “Os Caenorhabdtis elegans mostraram que o envelhecimento não é um processo contínuo de muitas etapas, como se pensava antes”, concluiu o especialista.
Fonte: Phys.org
Crédito da foto: Wikimedia Commons