Estudos revelam o verdadeiro rosto de Cleópatra
Cleópatra, a rainha mais famosa do Egito Antigo tinha uma beleza bem diferente da mostrada na foto acima. Ao menos é o diz um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
A verdadeira face de Cleópatra
A lenda da beleza de Cleópatra (69 a.C. - 30 a.C.), a última rainha do Antigo Egito, atravessou os séculos e inspirou inúmeras obras de arte. Seu encanto cativou Júlio César e Marco Aurélio, dois líderes romanos poderosos da época. Porém, uma pesquisa recente aponta que sua beleza era bem diferente da retratada no mundo ocidental, onde aparece sempre branca e com traços europeus (um bom exemplo é a foto principal que usamos nesta matéria). Seu poder de sedução estava fortemente relacionado à sua inteligência e capacidade de articulação.
A egiptóloga Sally-Ann Ashton, da Universidade de Cambridge, reconstruiu as verdadeiras feições de Cleópatra. Para isso, baseou-se nas gravuras de moedas antigas e em esculturas e reproduções de decorações de diversos templos de Dendera, uma cidade a oeste do rio Nilo.
De acordo com suas conclusões, Cleópatra media 1,52 metro de altura, tinha uma pele distintamente escura e estava ligeiramente acima do peso. Seu rosto se caracterizava por ter um nariz grande, lábios finos e queixo pontudo.
As informações reveladas parecem coincidir com os escritos do historiador grego Plutarco, que disse que a rainha do Egito não era bonita em um sentido convencional, mas tinha a capacidade de enfeitiçar com seu discurso.
VER MAIS:
- Descoberta no Egito pode dar pistas sobre a localização da tumba de Cleópatra
- César não foi imperador e Cleópatra não era egípcia: erros clássicos sobre a antiguidade
- Arqueólogo nega que tumba de Cleópatra esteja prestes a ser encontrada
Fonte: Infobae
Imagem (capa): Shutterstock