Exploradores encontram “Titanic chileno” que naufragou há quase um século
Uma equipe de pesquisadores encontrou os restos do vapor Itata, mais conhecido como o “Titanic chileno”, que naufragou há 95 anos, durante uma terrível tempestade no litoral da região de Coquimbo, no norte do Chile. Cerca de 400 passageiros estavam a bordo.
Vídeo relacionado:
Recentemente, pesquisadores universitários e um especialista na operação de um submarino controlado remotamente conseguiram localizar o ponto exato do naufrágio, embora não tenham encontrado os restos da embarcação.
“A história mudou somente alguns dias depois, quando, a 200 metros de profundidade, as imagens produzidas por um robô submarino confirmaram que a expedição se encontrava em uma parte do navio”, afirmou Cortés.
O Itata repousa no fundo do mar, perto de um dos locais mais visitados da região, a 458 quilômetros ao norte de Santiago, nas proximidades da Reserva Nacional Pingüino de Humboldt.
Seu naufrágio, em 1922, foi um dos maiores da história do Chile, uma tragédia que abalou a vida de centenas de famílias, especialmente as oriundas das cidades de Valparaíso e Coquimbo.
Fonte: Clarín
Imagem: Shutterstock