Explore o interior da pirâmide de Quéops por meio de um incrível passeio digital em 3D
Já é possível fazer um passeio virtual pela pirâmide de Quéops, a maior do Egito. Situado na Necrópole de Gizé, o monumento foi fotografado e mapeado para criar um tour digital em 3D por seu interior. Sem sair de casa, o visitante pode conhecer aposentos como as câmaras reais.
Câmara do faraó
Única das Maravilhas do Mundo Antigo que permanece de pé, a pirâmide foi construída por volta do ano de 2.570 a. C. Acredita-se que para sua construção foram utilizados 2,3 milhões de blocos de pedra – cada um deles com duas toneladas e meia de peso. Localizado nos arredores de Cairo, o monumento ainda intriga pesquisadores após milênios.
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Harvard, o projeto mapeou o interior da pirâmide ao tirar uma série de fotos e unindo-as. O passeio virtual começa com a entrada por um túnel que acredita-se ter sido escavado por ladrões em 820 d.C. Ao longo do caminho, é possível percorrer os estreitos corredores e explorar ambientes como as câmaras do faraó e da rainha. Clique aqui para fazer o passeio.
A pirâmide de Quéops não é o único local mapeado desse modo. Entre os outros passeios virtuais já disponíveis, estão visitas ao salão de tesouros de Tutancâmon, à Tumba de Menna, à Mesquita-Madrassa do Sultão Barquq, ao Mosteiro Copta Vermelho e à Sinagoga Ben Ezra.