Inicio

A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal

Com 4500 anos de idade, a escultura do sacerdote Ka’aper é a única do seu gênero
Por History Channel Brasil em 13 de Julho de 2021 às 21:42 HS
A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal-0

Em 1860, uma equipe liderada pelo arqueólogo francês Auguste Mariette fez uma descoberta impressionante no Egito. Os pesquisadores encontraram uma obra realista de 4500 anos de idade, esculpida com madeira egípcia e olhos de cristal de rocha, em ótimas condições. Segundo os especialistas, trata-se da imagem de Ka’aper, também conhecido como Kaaper ou Sheikh el-Balad, escriba, sacerdote e leitor egípcio.

Estátua feita de madeira sagrada

A escultura, encontrada em uma tumba localizada na necrópole de Saqqara, teria sido confeccionada durante a quinta dinastia do Reino Antigo, aproximadamente no ano 2500 a.C. Atualmente, a figura de Ka’aper está junto a outras milhares de peças no Museu Egípcio do Cairo.

A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal - 1

A estátua de 112 cm de altura é esculpida em madeira de sicômoro. Para os egípcios, essa árvore era considerada sagrada, sendo protegida pela deusa Hathor. Uma das características que mais chamam a atenção na escultura ​​são os olhos do sacerdote, feitos de cristal de rocha com borda de cobre que contrastam com a madeira.

A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal - 2

Na obra, pode-se ver Ka’aper de pé, segurando um bastão, confeccionado com o mesmo material utilizado para a estátua. Seu rosto redondo e grande barriga são símbolos de prosperidade. Os historiadores acreditam que, mesmo possuindo um papel oficial, ele não tinha um alto cargo dentro da comunidade da época.

A extraordinária descoberta da estátua egípcia de madeira com olhos de cristal - 3

VER MAIS


Fontes: La Nación e The Irish Egyptology Society

Imagens: Wikimedia Commons e MInistério do Turismo e das Antiguidades do Egito