Fazendeiro encontra tumba da Grécia Antiga ao desatolar o carro
Um fazendeiro encontrou uma tumba milenar ao tentar desatolar seu carro na ilha de Creta, na Grécia. O tesouro arqueológico estava escondido sob uma oliveira, nas proximidades de onde o veículo havia ficado preso na lama. O achado data da época da civilização minoica (2600 a.C – 1100 a.C).
Vídeo relacionado:
Dentro da tumba estavam dois esqueletos de homens adultos, várias esculturas e 24 sofisticados potes de cerâmica, muito bem preservados. Estima-se que o túmulo e o os artefatos remontem aos anos entre 1500 e 1400 a.C.
As pessoas enterradas na tumba provavelmente viveram na época final da civilização minoica. Segundo os arqueólogos, a sofisticação das peças de cerâmicas indica que elas pertenciam a uma família rica.
A civilização minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do mar Egeu. Por volta de 1400 a.C., enfraquecidos internamente, os minoicos começaram a ser gradativamente assimilados pelos micênicos, habitantes do continente grego. Eles repovoaram alguns dos principais assentamentos na ilha e fizeram com que o local prosperasse por mais alguns séculos.
Fonte: IFLScience
Imagens: Ministério da Cultura da Grécia/Reprodução