Fóssil de dinossauro de 80 milhões de anos é encontrado durante obras no interior de SP
O fóssil de um dinossauro foi encontrado por trabalhadores durante obras na altura do km 85 da BR 153, a rodovia Transbrasiliana, na região de São José do Rio Preto, em São Paulo. De acordo com o paleontólogo William Nava, os ossos pertencem a um titanossauro. Acredita-se que o animal tenha vivido naquela área há cerca de 80 milhões de anos.
Titanossauro
No final de novembro, Nava recebeu algumas fotos enviadas pelos engenheiros da concessionária Triunfo, responsável pela obra, para que ele identificasse o “estranho mineral” encontrado pelos operadores de maquinário. A partir das imagens, o paleontólogo confirmou que se tratava de um fóssil de dinossauro. O especialista orientou para que a área fosse isolada e cobrissem o fóssil para protegê-lo das chuvas.
Quando paleontólogos foram ao local para tentar retirar o fóssil, eles tiveram uma surpresa ao se deparar com outros ossos. Ao escavarem o fóssil inicialmente descoberto (um úmero, osso da perna dianteira), surgiu outro grande fóssil ao lado: um fragmento de fêmur de proporções consideráveis. Além disso, eles também encontram uma vértebra isolada do mesmo titanossauro.
As escavações revelaram ainda outra porção do fêmur que estava soterrada no meio dos sedimentos. Segundo os pesquisadores, os fósseis pertencem ao Período Cretáceo Superior, com idade entre 70 e 80 milhões de anos. Outros fósseis de titanossauros (grandes dinossauros pescoçudos quadrúpedes e herbívoros) já haviam sido encontrados na região.