Garimpeiro amador encontra pepita de ouro de R$ 280 mil
Um garimpeiro amador tirou a sorte grande. Ao vasculhar com um detector de metais um terreno na região de minas de ouro de Kalgoorlie, na Austrália, ele encontrou uma pepita de 1,4 kg. A pedra é avaliada em cerca de R$ 280 mil.
A pepita foi encontrada no meio de arbustos, enterrada a cerca de 45 cm da superfície. Matt Cook, o dono da loja onde o garimpeiro comprou o detector de metais, postou uma foto da pedra nas redes sociais. Segundo ele, o responsável pela descoberta prefere manter o anonimato.
Cerca de três quartos do ouro extraído na Austrália é produzido na região de Kalgoorlie. Apesar disso, especialistas dizem que achados desse porte são raros fora das minas. Sam Spearing, professor universitário especialista em mineração, diz que geralmente são encontrados resquícios de ouro em quantidades muito menores nos arredores dos locais dedicados ao garimpo profissional.
Na Austrália, o garimpo autônomo é permitido em terrenos que não sejam particulares nem pertençam ao Estado. Mas a prospecção e a extração de ouro não podem ser realizadas em parques ou reservas naturais; terras aborígenes ou de patrimônio histórico; dentro de cidades ou áreas como cemitérios. Mesmo para atuar como garimpeiro amador é necessário ter uma licença.
[VÍDEO RELACIONADO: Joias históricas e raras encontradas em depósito abandonado]
Fonte: BBC
Imagem: Finders Keepers Gold Prospecting/Reprodução