História que você sabe sobre o Cavalo de Troia pode não ser real: documentário traz novas revelações
A história do Cavalo de Troia é uma das mais famosas de todos os tempos. De acordo com a tradição, o artefato de madeira foi decisivo na vitória dos gregos contra os troianos na guerra que teria acontecido na antiguidade. Mas e se isso não tiver sido verdade? O especial inédito “O Mistério do Cavalo de Troia”, que estreia no H2 neste sábado (12/03), às 22h, traz revelações surpreendentes sobre o caso.
A história do Cavalo de Troia é verdadeira?
Reza a lenda que o gigantesco cavalo de madeira foi oferecido pelos gregos aos troianos como oferta de paz durante a Guerra de Troia, que teria acontecido em algum período entre 1300 a.C. e 1200 a.C. A estratégia foi usada para enganar os inimigos, pois dentro da estrutura estavam escondidos guerreiros gregos que finalmente conseguiram atravessar as muralhas de Troia. Sob o manto da escuridão, os gregos desceram do cavalo e abriram os portões para seus companheiros, dizimando os troianos.
Mas, novas descobertas inovadoras mostram que essa história provavelmente terá que ser reescrita. De acordo com evidências surpreendentes, o Cavalo de Troia provavelmente não tinha o formato de um cavalo. Mas então como os gregos enganaram seus inimigos?
No especial, pesquisadores renomados analisam novos fatos e interpretações em busca da verdade. Entre eles, estão o arqueólogo subaquático Francesco Tiboni, o professor Winfried Held, e Harun Özdaş, especialista em arqueologia náutica. A eles se juntam o Dr. Boris Dunsch, professor de filologia clássica, além de Osman Erkurt, arqueólogo e construtor naval, e o professor de engenharia Thomas Chondros (Universidade de Patras). Eles ajudarão a desvendar os fatos que estarão nos livros de história do futuro.
Serviço
O Mistério do Cavalo de Troia
Data: sábado (12 de março)
Horário: 22h, no H2