Identificado misterioso líquido encontrado em recipiente de 3 mil anos na China
Durante escavações em uma tumba na cidade de Yuncheng, na China, arqueólogos encontraram oito recipientes de bronze de aproximadamente três mil anos. Dentro de dois deles, havia um misterioso líquido escuro. Após uma série de análises, pesquisadores identificaram a substância.
Segundo cientistas da Universidade da Academia Chinesa de Ciências, o líquido misterioso é vinho de frutas. Eles chegaram a essa conclusão depois de estudar amostras do líquido e de resíduos encontrados no fundo dos recipientes. Os arqueólogos afirmaram que essa é a primeira vez que vinho de frutas do período pré-Qin (anterior a 221 a.C.) foi encontrado na China.De
Líquido misterioso
Além dos recipientes de bronze, outros 500 artefatos da época da Dinastia Zhou (1046 - 256 a.C.) foram encontrados durante as escavações. Entre eles, estão objetos de cobre, jade e ouro.
No ano passado, a descoberta de outro recipiente com líquido misterioso intrigou pesquisadores. A substância foi encontrada dentro de uma garrafa em forma de cisne com mais de dois mil anos. Após análises, cientistas constataram que trata-se de um licor medicinal alcoólico do início da Dinastia Han Ocidental (206 a.C. - 25 d.C.).
VER MAIS:
- Vinho espacial: a exótica missão que 12 garrafas cumpriram fora da Terra
- "Fábrica" de vinho de 2600 anos da civilização fenícia é encontrada no Líbano
- Cervejaria mais antiga do mundo, com cerca de 5 mil anos, é encontrada no Egito
Fonte: Xinhua News
Imagem: People's Daily China/Reprodução