Impressionantes estátuas dos deuses Dioniso e Afrodite são encontradas na Turquia
Arqueólogos encontraram as cabeças de duas estátuas de deuses gregos nas ruínas de Ezani (ou Aizanoi), na Turquia. A cidade, cuja história remonta a cinco mil anos, foi um importante centro político e econômico no período romano. As esculturas representam Dioniso, deus do vinho, e Afrodite, deusa do amor e da beleza.
Cultura politeísta da Grécia antiga
Os corpos das estátuas já haviam sido encontrados anteriormente. Agora, as cabeças, que têm cerca de 50 cm de altura, foram descobertas durante escavações no leito de um riacho. Segundo os pesquisadores, a descoberta sugere que pode ter havido uma oficina de escultura na região.
“Essas são descobertas importantes para nós, pois mostram que a cultura politeísta da Grécia antiga existiu por muito tempo sem perder sua importância na era romana”, disse o arqueólogo Gokhan Coskun, que liderou os trabalhos. O sítio arqueológico de Ezani também abriga um templo dedicado a Zeus.
As culturas clássicas da Grécia e de Roma compartilhavam um panteão de deuses. Na mitologia romana, Dioniso é equivalente a Baco. Enquanto isso, Afrodite representa Vênus.