A incrível mutação genética que gera olhos azul-turquesa e brilhantes em tribo
Imagens de uma tribo da ilha de Buton, na Indonésia, chamaram atenção nas redes sociais recentemente. As fotos mostram nativos com olhos brilhantes de cor azul-turquesa, condição genética que tem origem em uma mutação hereditária. Os registros foram publicados pelo fotógrafo Korchnoi Pasaribu em sua conta no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Segundo explicou o fotógrafo, os habitantes do local possuem a “síndrome de Waardenburg”, um transtorno genético pouco comum que resulta em olhos azuis. No entanto, Pasaribu informou que a visão dos portadores é ótima, ainda que “o excesso de luz possa causar algumas lágrimas”. Enquanto alguns nativos possuem ambos os olhos de cor azul turquesa, outros têm apenas um olho dessa cor e o outro castanho.
Segundo especialistas, a síndrome de Waardenburg é caracterizada pela presença de perda auditiva neurossensorial e distúrbios pigmentares na pele, olhos e cabelo. Estima-se que a perda auditiva neurossensorial bilateral ocorra em 25% dos portadores de Waardenburg tipo I e em 50% do tipo II.
Fonte: La Nación
Imagem: Korchnoi Pasaribu (@geo.rock888)/Reprodução