A incrível quantidade de filhos gerados pelo faraó Ramsés II
Ramsés II, um dos faraós mais famosos do Egito, governou por 66 anos, de 1279 a.C. até 1213 a.C. Ele era filho do faraó Seti I com sua esposa Tuya, e irmão mais novo de Nebchasetnebet, que deixou a estrada livre para o trono depois que morreu. A história de sua família se torna complexa quando mencionamos seus descendentes, já que especialistas dizem que ele teve pelo menos 152 filhos.
Os 152 filhos do faraó Ramsés II
Aos 15 anos Ramsés II já era pai de quatro filhos. Todos os seus descendentes foram resultado de relações com suas esposas reais, esposas secundárias e concubinas. Mas apenas alguns deles se destacaram e entraram na corrida sucessória pelo trono do Egito: os filhos de Nefertari e Iseteneferte, suas duas primeiras esposas. Ele se casou com ambas ainda na adolescência, antes de se tornar faraó.
Ramsés tinha ainda outras cinco rainhas, incluindo duas de suas filhas: Meritamon, filha de Nefertari, e Bintanat, filha de Iseteneferte (o incesto era prática comum entre as famílias reais egípcias). O faraó teve uma vida longa, morrendo com cerca de 90 anos de idade. Ele foi sucedido por Merneptá, seu 13° filho (cuja mãe era a rainha Iseteneferte). Ele tornou-se rei devido à morte prematura dos seus irmãos primogênitos, que deveriam suceder o pai. Merneptá já tinha sessenta anos quando ascendeu ao trono.
VER MAIS:
- O faraó Ramsés II precisou tirar passaporte 3.000 anos depois de morto
- Tomografia em múmia de faraó egípcio revela que ele morreu como um herói
- A misteriosa Hatshepsut: a faraó que a história não conseguiu apagar
Fonte: El Español
Imagens: Shutterstock.com e Wolfman12405, via Wikimedia Commons