Invenções egípcias que continuamos usando até hoje
Você acha que pavimentar ruas é uma prática moderna? Não se engane. Há 5 mil anos, os egípcios já tinham um tipo de asfalto. Muitas coisas que são utilizadas atualmente tiveram sua origem na civilização egípcia, que se desenvolveu no Vale do rio Nilo, há mais de 5 mil anos. Confira algumas delas:
Invenções do Antigo Egito que ainda usamos
Estradas asfaltadas: originalmente, eram feitas de arenito, pedaços de pedra calcária e troncos de madeira petrificados. Elas surgiram com a necessidade de transportar materiais pesados para a construção de pirâmides e templos.
Papel: a partir da planta papiro, os egípcios fabricaram suportes flexíveis para a escrita, antecessores ao papel.
Preservativos: eram fabricados com tripas ou pele de animais. O design era muito parecido com o que conhecemos atualmente, embora se acredite que eles eram utilizados em rituais mágicos e não como métodos anticoncepcionais.
Ortopedia: a primeira prótese conhecida para curar fraturas foi encontrada no Egito e data de 2.400 a.C. Trata-se de uma tala utilizada para imobilizar ossos quebrados.
Cosmética: os antigos egípcios davam muita importância à imagem pessoal. Devemos a eles o uso de objetos como o delineador de olhos, a escova de dente e as ceras de depilação.
Calendário solar: seus conhecimentos de astronomia lhes permitiram criar um método muito preciso de medição do tempo. Parecido com o nosso atual, o calendário egípcio dividia o ano em 12 meses de 30 dias, com 5 dias extras no final.
VER MAIS
- Por que as estátuas do Antigo Egito têm os narizes quebrados
- Imhotep, o gênio egípcio que criou a primeira pirâmide
- 11 fatos que você provavelmente desconhecia sobre o Antigo Egito
Fonte: Muy Historia
Imagem: Dmitry Abaza/Shutterstock.com