Jason Vukovich, o "Vingador do Alasca" que foi preso por caçar pedófilos
Um homem que foi vítima de abuso sexual quando criança ficou famoso nos Estados Unidos ao se vingar de pedófilos depois que atingiu a idade a adulta. Jason Vukovich achou o endereço de três deles em uma lista de criminosos sexuais disponibilizada pelo governo e tratou de caçá-los. O justiceiro, que ficou conhecido como "Vingador do Alasca", acabou preso pelas agressões.
A história do Vingador do Alasca
Nascido em Anchorage, no Alasca, em 25 de junho de 1975, filho de mãe solteira, Jason Vukovich foi abusado sexualmente na infância pelo próprio padrasto. Após ser violentado durante anos, ele fugiu de casa junto com o irmão aos 16 anos de idade. Vukovich foi para o estado de Washington, onde começou a praticar crimes para sobreviver.
Este é Jason Vukovich, conhecido como Anjo Vingador. Ele usou o registro de criminosos sexuais fornecido pelo Estado para caçar e punir pedófilos. Por isso, foi preso e cumpre 23 anos de pena na prisão do Alaska. pic.twitter.com/SjvUrXnZ9H
— Crimes Reais (@CrimesReais) September 20, 2020
Nos anos seguintes, Vukovich morou em vários estados dos EUA, onde acumulou em sua ficha criminal passagens por roubo, posse de substância controlada e agressão à sua então esposa (algo que ele nega ter cometido). Nesse período, ele continuou a ser atormentado pelo seu trauma de infância. Em 2016, quando voltou para o Alasca, ele começou a pesquisar o registro de criminosos sexuais com o objetivo de fazer justiça com as próprias mãos.
Após encontrar o endereço de três homens fichados por abusarem de crianças, Vukovich foi atrás deles. O Vingador do Alasca invadiu a casa de sua primeira vítima, disse que sabia de seu passado, deu tapas em sua cara e foi embora após roubar alguns pertences. Dois dias depois, ele entrou na residência de outro pedófilo durante a madrugada, o ameaçou com um martelo, socou seu rosto e roubou seu caminhão.
O terceiro pedófilo atacado por Vukovich teve os ferimentos mais graves. O justiceiro invadiu sua casa por volta da 1h da manhã, mandou o homem se ajoelhar e deu uma martelada em seu rosto, deixando-o com sequelas permanentes. “Sou um anjo vingador. Eu vou fazer justiça para as pessoas que você machucou”, disse ele.
Mesmo machucado, o pedófilo conseguiu chamar a polícia, que prendeu Vukovich. Após responder a 18 acusações por agressão, roubo, arrombamento e furto, ele fez um acordo com a promotoria e foi condenado a 28 anos de prisão (sendo que cinco ele poderá cumprir em liberdade). Mais tarde, ele se declarou arrependido e aconselhou que vítimas de violência procurem tratamento e não tentem se vingar de seus agressores. Diversas campanhas e abaixo-assinados pedem a libertação do Vingador do Alasca.