Inicio

Jovem russo que passará pelo primeiro transplante de cabeça está disposto a se "entregar à ciência"

Por History Channel Brasil em 13 de Abril de 2015 às 02:03 HS
Jovem russo que passará pelo primeiro transplante de cabeça está disposto a se "entregar à ciência"-0

O analista de sistemas russo Valeri Spiridónov será a primeira pessoa na história da humanidade a passar por um transplante de cabeça. Ele tem 30 anos e afirma que não possui outra saída ao destino implacável de ficar prostrado em uma cadeira de rodas, como o cientista Stephen Hawking, a não ser recorrer ao revolucionário tratamento para que sua cabeça seja transplantada. “Sou obrigado a fazer isso, porque não tenho muitas opções. Minha decisão é definitiva, e não penso em mudá-la”, ele declarou à imprensa. “Esse experimento é um grande avanço. É como se fosse a viagem de (Iuri) Gagarin (cosmonauta russo e o primeiro homem a ir ao espaço). Objetivamente, não possuo recursos materiais para pagá-lo, mas estou disposto a me entregar à ciência”, acrescentou Spiridónov.

Você pode ler as últimas novidades sobre o transplante de cabeça aqui: “O primeiro transplante de cabeça já tem data marcada e gera polêmica no mundo da medicina”.

Spiridónov foi diagnosticado com a doença de Werdnig-Hoffman quando tinha apenas um ano de vida. O quadro, que afeta os neurônios da medula espinhal, causa uma perda progressiva da massa muscular, trazendo uma imobilização gradativa no paciente. De acordo com o autor da cirurgia revolucionária, o italiano Sergio Canavero, a chave do sucesso da operação está na realização de um corte minimamente traumático na medula espinhal, executado com um bisturi extrafino e em condições de hipotermia profunda, para proteger as estruturas neuronais. Por fim, o procedimento consistirá na junção da parte espinhal da cabeça separada com a parte dorsal do corpo receptor, utilizando substâncias químicas.

Fonte: Perú.com