Lendário templo perdido de Poseidon pode ter sido encontrado na Grécia
Após anos de escavações em Samico, na região de Élide, na Grécia, uma equipe de arqueólogos acredita ter encontrado o templo perdido de Poseidon, deus dos mares e rios. O lendário santuário foi descrito pelo historiador Estrabão (64 a.C. — 24 d.C.) no oitavo livro de sua obra, Geografia. Estima-se que a edificação tenha sido construída no período arcaico grego (700 a 480 a.C).
Templo arcaico
Segundo Estrabão escreveu em sua monumental obra “Geografia”, o templo era um importante centro religioso e étnico para a “Liga Anfictiônica”, uma aliança de estados vizinhos dentro da área de Trifilia no Peloponeso. As ruínas foram descobertas na área de Kleidi, onde cientistas já suspeitavam que o santuário poderia estar localizado.
⚒️Αποτελέσματα της ανασκαφικής έρευνας στο Κλειδί Σαμικού Ηλείας
— Υπουργείο Πολιτισμού και Αθλητισμού (@cultureGR) October 7, 2022
🔶Εντοπίστηκαν κτηριακά κατάλοιπα που μπορούν να αποδοθούν στο ιερό του Ποσειδώνα.
➡️https://t.co/CWK7vMli5l#MinCultureGr #excavation @oeai_oeaw pic.twitter.com/MWCIaxzmoR
Durante as escavações, foi descoberta uma parte das fundações de um enorme edifício de quase 10 metros de altura e paredes de quase um metro de largura. Com base nisso, os pesquisadores estimam que o santuário poderia medir cerca de 28 metros de comprimento. “O grande edifício alongado não pode ser nada além de um templo arcaico localizado no local do santuário de Poseidon, talvez até dedicado ao próprio deus”, disseram os arqueólogos.
A edificação tinha duas salas internas, um pórtico e recintos para os fiéis e os sacerdotes. Entre os fragmentos do teto, foram encontrados os restos de um perirrhantium de mármore (uma espécie de bacia que era tradicionalmente utilizada nos santuários da época). Segundo os pesquisadores, a descoberta permite “novas perspectivas sobre a importância política e econômica da anfictionia das cidades trifílias no século VI a.C.”.