Inicio

Leonardo da Vinci compreendeu a gravidade muito antes de Newton, diz novo estudo

Anotações do gênio renascentista mostram que ele calculou a constante gravitacional com cerca de 97% de precisão
Por History Channel Brasil em 25 de Fevereiro de 2023 às 10:15 HS
Leonardo da Vinci compreendeu a gravidade muito antes de Newton, diz novo estudo-0

Pesquisadores da Universidade Caltech, nos Estados Unidos, descobriram que os conhecimentos de Leonardo da Vinci sobre a gravidade estavam séculos à frente de seu tempo. Segundo os autores de um novo estudo, o gênio renascentista compreendeu aspectos fundamentais dessa força muito antes do que Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein. Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Leonardo, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. 

Constante gravitacional

Durante o estudo, os pesquisadores analisaram um dos cadernos de da Vinci e tiveram uma surpresa. Eles descobriram que o famoso polímata desenvolveu experimentos para demonstrar que a gravidade é uma forma de aceleração. Além disso, as anotações mostram que ele calculou a constante gravitacional com cerca de 97% de precisão.

Estátua de Leonardo da Vinci

As anotações inovadoras estavam no no Codex Arundel, uma coleção de artigos escritos por da Vinci. Em um dos textos, ele descreve um experimento no qual um jarro de água seria movido ao longo de um caminho reto paralelo ao solo, despejando água ou um material granular (provavelmente areia) ao longo do caminho. Suas anotações deixam claro que ele sabia que a água ou a areia não cairiam em velocidade constante, mas acelerariam. Ele também observa que o material para de acelerar horizontalmente, pois não é mais influenciado pelo jarro, e que sua aceleração para baixo é causada devido à gravidade.

Da Vinci viveu de 1452 a 1519. Somente em 1604 que Galileu iria teorizar que a distância percorrida por um objeto em queda era proporcional ao quadrado do tempo decorrido. E apenas no final do século XVII é que Newton expandiria essa ideia para desenvolver uma lei da gravitação universal. "Não sabemos se da Vinci fez mais experimentos ou investigou essa questão mais profundamente", disse Mory Gharib, que liderou o estudo. "Mas o fato de ele estar lidando com esse problema dessa maneira - no início dos anos 1500 - demonstra o quão avançado seu pensamento estava", completou.

Fontes
Caltech
Imagens
iStock